quarta-feira, 30 de abril de 2008

> Motocicleta azul

As vezes quero acreditar que o homem das cavernas fez seus primeiros traços no velho aplicativo “Paint-Brush”, e foi nele mesmo que idealizei esta motocicleta, nesse ultrapassado e obsoleto programa de desenho. Haja paciência! (clique no desenho para ampliá-lo).

segunda-feira, 28 de abril de 2008

> Caminhonete Hot Hod

É quase impossível dominar essa fera com esse motor super potente e turbinado. Certa vez usei essa estampa numa camiseta, ficou bem legal. Idealizada no Corel Draw versão 10 (clique no desenho para ampliá-lo).

sexta-feira, 25 de abril de 2008

> Robô (olhando a foto)

Este é um personagem do seriado Perdidos no Espaço (Lost in Space), que certamente marcou a infância de muitos que têm mais de 40 anos nos dias de hoje. Lembro-me bem dos bordões deste robô: “Perigo! Perigo!” e “Não tem registro!”. Há poucos dias assisti em DVD todos os episódios. Foi uma viagem formidável ao passado. Desenhado no Corel Draw versão 10 (clique no desenho para ampliá-lo).

quinta-feira, 24 de abril de 2008

> Motor da motocicleta CG 125

Motor da Honda CG125, ano 1978, desenho este feito no Corel Draw versão 9, com muitos detalhes minuciosos tais como: mola do carburador, parafusos minúsculos, torneira de combustível e “cachimbo” da vela. Observem que o pedal de partida como também o cano de escape foram colocados do lado errado (propositalmente), mas, fiz dessa maneira apenas para mostrar esses dois detalhes (clique na figura para ampliá-la).

segunda-feira, 21 de abril de 2008

> Caminhonete antiga - preta

A partir dessa caminhonete, surgiram os demais modelos antigos das décadas de 50 e 60. Diria que ela foi a precursora dos antigões tradicionais e do “hot hod” amarelo. Usei degradê nos tons de preto ao cinza escuro. Modéstia a parte, um dos detalhes que eu mais aprecio neste desenho é o brilho-reflexo no pára-brisa. Desenhada no Corel Draw versão 9 (clique na figuar para ampliá-la).

sábado, 19 de abril de 2008

> Bateria acústica

Tocar bateria é um dos meus hobbys prediletos. Nela eu afugento um bocado de coisas ruins que a vida nos traz. Atualmente faço parte de uma banda musical chamada “Art Milenar” aqui na minha cidade. Nosso repertório, que, modéstia a parte, não deixa espaço para o “gosto duvidoso”, é basicamente músicas instrumentais e das grandes orquestras das décadas de 50, 60 e 70. Entre as canções que eu mais aprecio, estão “La lyenda del beso” (A lenda do beijo) e Blue star (Estrela azul). Só a música para proporcionar tamanho relax. Figura desenhada no Corel Draw versão 10.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

> Artesanato em papel - esportivo amarelo

Neste carrinho foi acoplado um pequeno motor elétrico na dianteira e um eixo cardã (raio de bicicleta) que levava o movimento às rodas traseiras. Andava muito bem. Funcionava com duas pilhas pequenas e os faróis dianteiros acendiam. Confeccionado em papel e as rodas aproveitadas de um lixo qualquer (clique na figura para ampliá-la).

> Automóvel antigo

Este é um modelo baseado nos automóveis das décadas de 50 e 60, desenhado no Corel Draw versão 10. Foram usadas cores customizadas nos modos Conical, Radial e Linear em tons de preto, cinza-escuro, cinza-claro até chegar ao branco para dar a idéia de metal lustrado. A idéia da "sombra" é feita a partir da ferramenta blend, que é a mistura de objetos. (clique no desenho para ampliá-lo).

quarta-feira, 16 de abril de 2008

> Esportivo vermelho

A idéia inicial era desenhar um carro semelhante aos da Stock Car, mas não ficou conforme a minha intenção. O resultado final foi esse esportivo. Uma das particularidades marcantes é a parte envidraçada com seu brilho. Desenho feito no Corel Draw versão 9 (clique na figura para ampliá-la).

segunda-feira, 14 de abril de 2008

> Caminhonete antiga - carroceria de madeira

Muito trabalhoso e minucioso o desenho da carroceria. Pequenos detalhes como parafusos e linhas pintadas, aquelas mesmas linhas desenhadas que são comuns em carrocerias, com diversas cores e formatos diferentes e a atenção para não desviar a idéia da perspectiva como também encontrar uma cor semelhante à madeira. Desenhada no Corel Draw versão 11.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

> Sinuca ou jogo de bilhar

Mesa de sinuca ou jogo de bilhar, como queiram. Este desenho foi feito no “Paint”, “Corel Motion 3D” e com a valiosa ajuda do visualizador de imagens conhecido por “PolyView”.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

> Artesanato em papel - calhambeque vermelho

Protótipo confeccionado em cartolina, papel laminado e as rodas são bobinas de máquina datilográfica comum. Justamente aquelas bobinas com uma fita de duas cores: preta e vermelha, lembram? Era aplicada uma camada de tinta esmalte sintético nas cores correspondentes a cartolina com o objetivo de proteger o papel da umidade e sujeira (clique na foto para ampliá-la).

quarta-feira, 9 de abril de 2008

> Casa no Campo

"...Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais..."
(Trecho da música "casa no campo",
intérprete: Elis Regina
composição: Zé Rodrix e Tavito)

Eu também sempre sonhei com uma casa no campo, por isso desenhei esta no obsoleto programa de desenho chamado "Paint-Brush".

terça-feira, 8 de abril de 2008

> Artesanato em papel - calhambeque amarelo

Esse modelo é inspirado nos automóveis das décadas de 20 e 30. Confeccionado em cartolina, papel alumínio e os pneus são da fita da máquina de datilografia elétrica fabricada pela Olivetti, ET112. Recebia uma camada de tinta esmalte sintético correspondente a cor da cartolina. Essa camada de tinta tinha dois objetivos: dar um brilho especial e proteger o papel de sujeiras e umidade. Foi “fabricado” no ano de 1995. Infelizmente só tenho lembrança dos meus protótipos de papel através de fotos, pois o tempo encarregou-se de destruí-los (clique na foto para ampliá-la).

segunda-feira, 7 de abril de 2008

> Simca Chambord (olhando a foto)

Particularmente acho sem graça desenhar olhando a foto (colando), prefiro, obviamente, criar com meus próprios traços tirados da “cartola”, mas houve um tempo em que me dediquei a essa modalidade na intenção de me familiarizar com as ferramentas dos programas de desenho, portanto, quando eu usar a frase: “olhando a foto” vocês já saberão que não se trata de uma criação minha e sim uma “cola”. Esse automóvel é o Simca Chambord que fez bastante sucesso nas décadas de 60 e 70 aqui no Brasil. Desenho feito no Corel Draw versão 11 (clique na figura para ampliá-la).

sexta-feira, 4 de abril de 2008

> Hot hod antigo

Aproveitei o “chassi” dos antigões tradicionais e idealizei esse “hot hod”, com um possante motor de 8 “bocas” totalmente cromado. Podemos brincar dizendo que em cada acelerada vai 1 litro de gasolina, particularmente, não duvido. Fico imaginando o ronco ensurdecedor dessa máquina. Desenhado no Corel Draw versão 12, utilizei muitas cores degradês em misturas customizadas nos modos Conical, Radial e Linear em tons de preto, cinza escuro, cinza claro até chegar ao branco para dar a idéia de metal polido (clique na figura para ampliá-la).

quinta-feira, 3 de abril de 2008

> Moto CG125 - 1978

Esta é uma motocicleta Honda CG125, ano 1978. Esse desenho foi um dos mais complexos. Muitos detalhes minúsculos, quase "microscópicos", tais como: parafusos e molas do carburador, raios da roda, lâmpadas de indicação, torneira de passagem do combustível entre outros, mas, no final o resultado foi compensador. O programa utilizado foi o Corel Draw versão 12 e as ferramentas usadas foram: vetores, cores normais, cores degradês e muitas misturas de objetos. Observem que o cano de escape e o pedal de partida estão do lado errado (esquerdo), mas, fiz propositalmente apenas para mostrar esses 2 detalhes. (clique na figura para ampliá-la).

quarta-feira, 2 de abril de 2008

> Helicóptero

Esse desenho também de minha criação. O programa utilizado foi o Corel Draw versão 12. As ferramentas usadas foram: vetores, mistura de objetos (blend), cores normais e cores degradês (clique na figura para ampliá-la).

terça-feira, 1 de abril de 2008

> Caminhonete bege - primeira postagem

Vou iniciar minhas postagens com essa caminhonete criada por mim no programa de desenho gráfico chamado Corel Draw. É uma idéia de um veículo antigo das décadas de 50 e 60. As ferramentas utilizadas, em sua maioria, foram: Linhas vetoriais, cores comuns e cores degradês. (clique na figura para ampliá-la).